segunda-feira, 17 de junho de 2013

Passado e Presente. Futuro?

Nossos professores tinham sido estudantes durante a ditadura, assim discutiam pensadores e política com paixão. Aulas e aulas eram dadas como se história e filosofia fossem poesia. Chegavam a parecer recitais. Mas esta magia não nos contagiava.

Não sabíamos o que era ter pensamentos oprimidos. Tudo podíamos, afinal nossos pais não queriam que passássemos pelo que passaram. 
Adquirimos o conhecimento mas era só passado, nunca mais haveria silencio.

Engano, o silencio veio e, de uma forma subliminar. Sem perceber que nos calavam a cada dia com a falsa sensação de progresso. Deixaram - nos maravilhado pela tecnologia e bens materiais. Pensamento era igual ciência da computação e literatura se tornou revista de moda. 

Acreditamos que como o país estava crescendo, podíamos nos concentrar em apenas conduzir nossas vidas. Puro engano... Veja o que nosso país virou, corrupção é sinônimo de política. Desenvolvimento sócio - econômico é o próprio pão e circo* (bolsa família e copa) . 

* política criada na Roma antiga com objetivo de reduzir insatisfação do povo através da oferta de pão e espetáculos sangrentos promovidos em estádios.


2 comentários:

  1. Pois é... espero que estejamos realmente acordando! Não sei se tanta mobilização mudará alguma coisa com a rapidez que gostaríamos, mas já é alguma coisa voltarmos a pensar e olhar para nossas insatisfações de modo verdadeiro!
    Adorei!
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Boas conversas... Reflexões... Podem ser um começo...

    ResponderExcluir